domingo, 18 de março de 2012

Alimentação, um caminho para Deus


Na vida é preciso dar atenção para as pessoas que realmente tem bons conselhos e que são credenciadas, principalmente pelo exemplo pessoal, a este mister. Tenho lido muita coisa em minha vida e, vez por outra, leio e ouço, de fontes puras, como revelei na introdução, que a nossa alimentação é fator importante para uma série de coisas em nossas vidas. É salutar, frisar, que essas almas boas, revelam prazerosamente, que uma alimentação correta, torna o corpo físico da alma encarnada, um veículo mais puro para o perfeito agir, potencializando assim sua missão em nosso planeta. Com um corpo livre das impurezas advindas da má alimentação, muitas vezes um espírito cheio de energias legais, fica cansado, preguiçoso, sem forças para realizar muitas coisas que podia fazer.
Que alimentação saudável é essa, então? É um assunto polêmico, mas na minha ótica e, pelo que pude captar de seres evoluídos, a maneira correta de se alimentar é se abstendo da ingestão da carne de animais e, alguns mais radicais, pedem a não ingestão de nada de origem animal, no caso ovos e laticínios.
Na verdade, existe muita confusão com relação a ser vegetariano. Muitas pessoas pensam que os vegetarianos só comem vegetais, então aproveito este espaço para esclarecer mais o assunto.
Vegetariano, na verdade, é apenas a pessoa que não se alimenta de carnes de qualquer espécie, não come vaca, frango, peixe, carneiro, avestruz, escargô, frutos do mar e nem sub-produtos de origem animal, que causam a morte dos mesmos, como bacon, gelatina ou presunto. Os semivegetarianos são aqueles que só comem carne ocasionalmente. Os ovo-lacto-vegetarianos não comem carne, mas comem ovos, leite e derivados. Já os lacto-vegetarianos não comem carne e nem ovos, comendo leite e derivados. Os devotos de Krishna, por exemplo, são lacto-vegetarianos. Os veganos são os mais radicais, não comem carne, nem ovos, nem leite e nem derivados. Os onívoros são os que comem de tudo.
Então, quando alguém falar que é vegetariano, entenda perfeitamente que essa pessoa não come nenhum tipo de carne, mas come cereais como arroz, trigo, centeio, milho, cevadinha, aveia, pães e macarrão. Come leguminosas como feijões, grão-de-bico, lentilha e ervilha. Come  oleaginosas como nozes, amêndoas, pistache, macadâmia, sementes de girassol, abóbora e gergelim. Come amiláceos como inhame, batata, cará, mandioca, mandioquinha e batata doce. Come legumes como abobrinha, chuchu, pimentão e berinjela, além de verduras como couve, rúcula, agrião, acelga, mostarda, escarola e,  frutas, como caqui, banana, manga, maça, fico, uva e melancia, entre outras.
Esclareço isso pelo fato das pessoas acharem que vegetariano não come nada. Ficam espantadas quando revelamos nossa opção gastronômica e perguntam: então você come o quê? Agem assim como se a alimentação da vida toda se resumisse só no consumo de carne animal.   Pensam também que vegetariano só se abstém de carne vermelha. É muito comum a pessoa dizer que é vegetariano, ai o interlocutor diz: mas temos peixe, frango...
Se você tem interesse em saber mais sobre alimentação vegetariana, acesse o site: www.sbv.org.br.
A questão da não ingestão de açúcar, café, bebida alcoólica, drogas etc, também é complexa. Geralmente os vegetarianos e veganos não consomem açúcar branco, café e não usam drogas e nem fumam ou bebem, mas tem alguns que fazem uso sim de cerveja, maconha ou açúcar branco. São muitos casos, mas o que tenho a dizer, com relação à leitura atenta dos santos, dos avatares, das grandes almas encarnadas e que já passaram por este planeta, é que o certo é se abster mesmo do consumo de tudo de origem animal, de drogas, açúcar e até de pensamentos negativos.
Dizem que viver assim é um inferno. Discordo: os que optaram por uma vida assim tem acelerado seu progresso espiritual, sendo só este fato, mais importante na minha opinião, que todas as somas de todos os prazeres que o mundo material proporciona e, que são, por sua temporalidade: passageiros, sendo a aquisição de bem-aventurança, eterna, por isso mesma: divina.
Que todos os seres, em todos os mundos, sejam felizes e bem aventurados, repetem as almas boas, cotidianamente. Estou nessa!
Fecho deixando esta reflexão:
"Todo homem e todo ser vivo aspiram alcançar a paz e a felicidade. As pessoas procuram vários caminhos para experimentar a bem-aventurança duradoura. Todos aspiram conhecer o objetivo da vida, mas não conseguem obter sucesso em seus esforços. Uma pessoa em um milhão persistirá com forte determinação e não desistirá até atingir a meta. Os comuns mortais não farão esforço algum nessa direção, já que pensam que isso é algo além do seu alcance. Eles gastam suas vidas na busca de prazeres físicos e efêmeros, e estão sob a ilusão de que a comida, o vestuário e o abrigo são os três objetivos principais da vida humana. Eles não percebem que há um propósito mais elevado na vida". Sai Baba.

Flávio Rezende (É escritor e jornalista em Natal/RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário