quinta-feira, 5 de abril de 2012

As BATATAS: confira a diferença entre tubérculo e raiz tuberosa


Em botânica, chama-se tubérculo ao caule arredondado sem raízes e sem folhas que algumas plantas verdes desenvolvem abaixo da terra, geralmente como órgãos de reserva de energia (na forma de amido), como é o caso da batata-inglesa.
Não confundir com as raízes tuberosas, como a batata-doce ou a mandioca, que têm a mesma localização e função, mas origem e estrutura diferentes. Ou seja, para um mesmo caule existem várias raízes tuberosas ou “batatas”.
A principal diferença é o local em que as reservas de nutrientes são acumuladas. Enquanto nos tubérculos elas aparecem no caule do vegetal, nas tuberosas elas ficam nas raízes. Nesse tipo de vegetal, os nutrientes se acumulam dentro da raiz, embaixo da terra, e o caule fica acima da superfície.
A segunda é um tubérculo. Ele se caracteriza por ter um caule subterrâneo em formato geralmente arredondado, com gemas, ou olhos, em reentrâncias, que é capaz de armazenar energia em forma de amido e inulina, entre outras substâncias. As raízes do tubérculo apenas fixam o vegetal ao solo, absorvem e conduzem água e nutrientes, sem acumulá-los.
Mas, para a confusão geral existem inhames que são tubérculos e que são tuberosas...Portanto, vamos falar de BATATAS.
A maioria das ‘batatas” que consumimos no Brasil tiveram sua origem nos Andes, a partir de países como o Peru, Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela, de clima frio, principalmente devido à altitude. Porém, nós temos clima tropical e estamos bem perto do nível do mar. Então, enquanto no Brasil, evite exagerar nas batatas e abuse de receitas onde elas estão bem combinadas e balanceadas com alimentos frescos, integrais e menos calóricos.

Um comentário:

  1. Agronomicamente falando: Disse tudo! Muito bacana Fê, gostei de tudo! Vale lembrar que assim como arroz, mandioca, trigo dentre outros alimentos que são base para algumas culturas, a batata também é muito importante. Certas pesquisas indicam que devido às mudanças no clima mundial a área atualmente cultivada de arroz e trigo que necessitam de um período frio irá ser reduzida, apesar dos processos de melhoramento para tentar contornar isso. Desta maneira alguns pesquisadores dizem que a batata poderá vir a substituir em parte estes alimentos uma vez que também é bastante rica nutricionalmente.

    ResponderExcluir